Entre 20 e 22 de setembro realizou-se o V Encontro Transfronteiriço de Património em Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo) e Saldeana (Salamanca).
A organização, a cargo da RIBACVDANA – Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, com apoio da Comunidade de Trabalho Castela e leão-região Centro de Portugal, pretende contribuir para o desenvolvimento sociocultural sustentado das comunidades raianas, através da promoção de uma cooperação transfronteiriça.
No dia 20 de setembro estava agendada a instalação fotográfica “Altas são as pedras, mais altas são as nuvens”, no Campus da Torre de Almofala (10h30), e, a partir das 15h30, “Pedras sagradas e outras pedras” em Almofala, Santo André e arredores. Para a noite estava programada uma sessão de fotografia noturna junto à Torre de Almofala.
Já no sábado 21 de setembro, a partir das 9 horas, começou a feira do livro no salão da Junta de Freguesia de Almofala, seguida de uma visita guiada à aldeia. Pelas 14 horas houve um debate com Tiago Ramos sobre “Santo André: Amofala, uma retrospetiva arqueológica”, seguido da intervenção de José Miguel Sanchéz Benito sobre “Aportación a las leyendas de la Raia. Aspectos comunes a ambos lados”.
Carla Marcelino falou depois sobre “Almofala – a lenda na construção do lugar e da identidade” e Carlos Vicente fez a “Abordagem etnolinguística do vocabulário berrão”. Às 15h50 Jorge Bruxo apresentou o livro “Macau, caril, diabo” e Carlos Vicente apresentou “Escrever Camões – 500 anos do seu nascimento”. O primeiro dia do Encontro Transfronteiriço terminou com a apresentação de “Cadernos do Património 4”, seguido de “A palavra aos fotógrafos”.
O segundo dia, domingo 22 de setembro, decorreu em Saldeana e começou com uma visita guiada pela localidade e à Casa del Pueblo. Seguiu-se o debate com Elvira Sanchéz, a propósito do tema “Saldeana entre los corredores del Duero”, enquanto Miguel Angel Martin Más falou sobre “Salamanca napoleónica: el legado de lo perdido”. A manhã encerrou com um debate com Miriam Ruiz (“Arquitevtura tradicional y moderna: reflexiones y propuestas de invervención”) e Manuel Ambrósio Sanchéz (“Política Cultural en el interior rayano: la imagen”). A iniciativa terminou com a apresentação dos “Cadernos de Património 4”.
CENCYL Gobernanza, un proyecto Interreg
El proyecto CENCYL GOBERNANZA, que apoya el funcionamiento de la Comunidad de Trabajo Castilla y León-Centro de Portugal, fue aprobado en la segunda convocatoria del Programa Interreg España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, a través del Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).
El beneficiario principal del proyecto es la Junta de Castilla y León, a través de la Consejería de la Presidencia. CENCYL GOBERNANZA cuenta además, como socio, con la Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal.
IMAGEN: V Encontro Transfronteiriço de Património: Visita guiada pela localidade de Saldeana. (FOTO: Facebook – Juan Antonio Martin Sanchez).